Um blog de corredores, para corredores

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Maratona de São Paulo 2010

A maratona de São Paulo ficará guardada em minha memória, e nas fotos abaixo, não pelos resultados que obtive mas sim, pelas pessoas que conheci, com as quais pude dividir momentos de alegria, sorrisos, palavras de encorajamento, sofrimento e até piadas para amenizar a dor ;-)

No vôo de Bsb p/ Sampa, conheci e vim conversando com o Marcelo Reis. Na chegada, rachamos um taxi para ir ao Ibira buscar o kit da prova e em seguida, outro para as casas dos respectivos amigos que nos receberam em suas casas. Agradeço ao Helder da Rocha pela acolhida.

Na noite anterior, um jantar de massas com a galera do #TwittersRun, que conheci pessoalmente neste dia (veja mais fotos no álbum):

A prova foi ótima, até 1 Km após o Km 33:

Antes da largada, como de costume, tirei algumas fotos. Inclusive uma com dois dos participantes do jantar do #TwittersRun, na noite anterior. Incrível foi ter tirado a foto abaixo com o @Majoysley e, por coincidência, o @SpookerLabs também aparecer na foto (de amarelo): os dois participaram do jantar.

Devido a grande quantidade de pessoas que se inscreveram (mais de 20.000), a chegada do setor branco até o ponto de leitura do chip levou um tempão!

Eu esperava ter concluído a prova em menos de 5h mas, na prática, senti que meu treinamento não foi suficiente e que ainda preciso melhorar para alcançar um resultado como este.

Após a passagem pelo Km 26, conheci um corredor chamado Ricardo. Corremos juntos, animando um ao outro enquanto passavamos pelo sol das 13h na USP, até o Km 34. Por volta do Km 30 tiramos uma foto com um palhaço de bike:

Corri, sem paradas, até o Km 34. Neste Km, eu e Ricardo passamos por um corredor (que vai me desculpar por eu ter me esquecido seu nome, lembro-me apenas que ele era de São José do Rio Preto, e que sua esposa também é maratonista). Foi nesta hora que eu escutei a sua piada: "Se você quer jogar uma praga numa pessoa, diga a ela: você vai ser gordo e terá de correr uma Maratona!" Cai na gargalhada... :-D

No Km 34 eu parei, com cãimbras insuportáveis me travando a perna direita. Ricardo foi embora... O corredor da piada passou por mim, e me acompanhou caminhando. Ofereceu-me uma bala salgada para repor um pouco dos sais minerais perdidos e diminuir a cãimbra. Mas, não foi possível. No Km 35 a perna travou de vez. A dor foi tão forte que eu tive que ser ajudado por dois bombeiros que estavam próximos, a sentar no meio fio. Prontamente, eles seguraram minha perna e, com alongamentos, fizeram com que o músculo se relaxasse. Até uma ambulância parou ao meu lado, mas quando viram que era só uma cãimbra, foram atender a outros numa situação pior. Uma senhora veio com um gatorade e com uma barra de banana. Fiquei ali, sentado por uns 2 ou 3 minutos. Depois disto, levantei-me e voltei a caminhar... Naquele momento, a corrida havia acabado para mim, e o desânimo por saber que não iria mais conseguir concluir a maratona em menos de 5h, chegou.

Mesmo assim, continuei. Lutei contra as dores, até mesmo ao caminhar, e conclui a prova no tempo líquido de 5h e 43 minutos:

Como disse, o resultado não me satisfez! Mas, o que valeu mesmo foram os prazerosos momentos que tive ao lado de outros corredores! ;-)

Fotos e vídeo da chegada

5 comentários:

  1. Parabéns pela participação Paulo. Não se preocupe com o resultado, o qie vale é sua coragem de ter se tornado um maratonista.
    Quando puder faça uma visita ao meu blog, deixei um artigo lá sobre a primeira maratona e acredito que você vai se identificar.

    Um grande abraço e boa recuperação.

    Wagner - @corronarua
    http://corronarua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Wagner, o Dean Karnazes é realmente uma inspiração! Eu também tinha copiado o trecho de seu livro para este blog, antes de fazer a Maratona de Curitiba no ano passado. Veja: http://j.mp/abKULJ . Realmente, animador não é?

    []s

    ResponderExcluir
  3. Velho... veja pelo lado bom. Treino e treino, mas nunca completei uma maratona. Quando terminei os 25, não dava pra acreditar que ainda tinha mais 17 para terminar.

    ResponderExcluir
  4. Marujo, só vejo pelo lado bom! O legal, como escrevi, foi conhecer pessoas como você e a galera do twittersrun

    ResponderExcluir
  5. O importante é não desistir nunca e ter a coragem de começar!!!
    Continue investindo no sonho e em breve você completará com folga os 42km.
    Bons treinos.

    ResponderExcluir

Oi, obrigado por querer comentar! Nós estamos moderando os comentários para evitar mensagens indesejáveis ao grupo. Mas, não se preocupe! Se você não for um comment spam ou ofensor, teu comentário será rapidamente enviado para os membros deste grupo, aprovado e publicado! Agradeçemos a compreensão! :-)